Com este artigo, conheça algumas técnicas muito utilizadas para decoração apartamento pequeno.
Realmente, desenvolver uma decoração para ambientes pequenos não é uma tarefa fácil. Veja agora, algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil.
Decorar um apartamento pequeno pode ser a causa da perda do sono de muitas pessoas. As medidas dos móveis encontrados nas lojas acabam passando a sensação de que não cabem em nenhum lugar.
Mas não se desespere! Tudo tem solução. Com algumas dicas importantíssimas, é possível montar diversos espaços com mobília charmosa, responsáveis por trazer aconchego e conforto para o local.
Quer saber como isso é possível? Preparei um material com muitas dicas para deixar o ambiente com uma decoração aconchegante, confortável, e funcional para o pequeno lar.
1 – Cores claras
As cores claras são clássicas no momento de ampliar visualmente os espaços, porém, com o surgimento de residências que estão sendo construídas cada vez menores, a utilização das mesmas acabou sendo algo ainda mais necessário. Essa dica pode ser seguida, tanto para mobília, quanto para as paredes.
É claro que as cores escuras e vivas também podem ser utilizadas, estando presente em apenas uma das paredes ou em elementos de decoração como quadros, vasos, almofadas, entre outros objetos que compõe a decoração.
2 – Espelhos
Espelhos devem estar presentes em todos os ambientes pequenos, e isso tem uma justificativa: eles ajudam a transmitir a sensação de amplitude ao ambiente. Além de serem altamente decorativos, podem estar presentes em diversos formatos e objetos, podendo usar desde uma parede revestida completamente até em composições de quadros. É comum encontrá-los na sala de jantar ou até mesmo na porta do guarda-roupa. Se eles forem utilizados sem molduras, deixam o espaço mais clean e elegante.
3 – Móveis multiusos
Um item que facilita muito são os móveis funcionais, que possuem mais de uma forma de utilizá-lo. Bons exemplos são os sofás que viram cama, camas com compartimento de armazenagem na parte inferior, mesas e sofás retráteis, balcão que se torna mesa para o cotidiano, entre outras coisas.
Contando com este tipo de móvel, você acaba reduzindo espaços e contando com os elementos que você precisa ter, sem perder o conforto e a elegância.
4 – Solo livre
Quanto mais móveis estiverem com a superfície fixa ao chão, maior será a sensação de ambiente superlotado. Opte por mobília suspensa, como painel de televisão ao invés de rack. Além disso, é possível substituir estantes, aparadores e buffets por nichos e prateleiras.
Caso você deseje deixar o espaço ainda mais leve, tire as mesas de centro e de canto. Essa pequena alteração não terá grandes perdas para a decoração, porém, permitirá que o chão esteja mais livre, criando uma área maior para circulação. Esses pontos fazem com que a residência fique mais confortável e funcional.
5 – Portas de correr
As portas que abrem para dentro ou para fora acabam consumindo muito espaço do cômodo, que acabam sendo perdidos, afinal, não existe uma maneira de aproveitá-lo.
Na medida do possível, substitua as portas tradicionais por portas de correr, já que as mesmas ocupam menos espaço e deixam a parede livre para serem melhor utilizadas. Esse detalhe não é válido apenas para passagens entre os cômodos, mas também, para os armários.
6 – Espaços integrados
Não usar a barreira física também é uma opção. Os ambientes integrados favorecem espaços pequenos, porém, é fundamental verificar as condições estruturais da residência antes de fazer qualquer alteração. É comum encontrar os seguintes ambientes integrados: varanda com a sala de estar e jantar, cozinha com sala de jantar e sala de jantar com sala de estar.
Quando existe algum quarto sem utilidade, ainda é possível quebrar alguma parede e ampliar outro ambiente, criando uma sala maior ou até mesmo um quarto com um closet.
7 – Mobília planejada
Pode parecer que não, porém, os móveis planejados são a melhor opção para apartamentos pequenos. Eles acabam sendo mais caros, porém, o investimento que vale a pena. Com ele, você aproveita totalmente o espaço, e ainda tem a possibilidade de desenvolver itens personalizados de acordo com a necessidade da sua família. O único problema desta opção é que, por serem desenvolvidos exatamente na medida do apartamento, fica um pouco difícil de adaptá-los em caso de mudança.
8 – Organizadores
Quanto mais bagunçado o espaço, menor ele vai parecer. Para solucionar este problema, aposte em organizadores que deixarão o ambiente mais arrumado, afinal, estes ambientes arrumados, acabam transparecendo que são maiores do que realmente são. Itens como cestos, ganchos, suportes e porta-trecos são opções viáveis.
9 – Iluminação
Muitos não acreditam no potencial da iluminação, porém, ela faz toda a diferença no momento de passar a sensação de amplitude. Se os espaços contarem com janelas, isso fica ainda mais fácil! Usar e abusar da claridade natural pode ser uma grande aliada neste momento. Agora, se elas não estiverem bem posicionadas no ambiente, ou não existirem, a iluminação artificial deve ser a escolhida, lembrando-se que as luzes brancas iluminam melhor que as amarelas, porém, as amarelas são mais aconchegantes.
10 – O clean é essencial
Escolher com atenção e cuidado todos os objetos de decoração que irão compor o espaço. O ideal em apartamentos pequenos é reduzir o número de elementos nessa composição, tornando-a mais clean e organizada, juntando os elementos anteriores. Outro detalhe importante é manter a decoração uniforme, não fugindo do estilo escolhido.
Espero ter ajudado a criar ideias para a decoração do seu apartamento pequeno, mas se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato comigo, será um prazer te ajudar: www.l3arquitetura.com.br