Como amamos fazer isso! Nunca foi tão fácil ter um espaço super descontraído, com frases motivacionais, letras de música, pequenos desenhos e muito mais. Com cada vez mais adeptos, o efeito lousa saltou dos quadros-negros das escolas direto para a decoração das paredes! O mais bacana é que essa técnica combina com uma infinidade de possibilidades. 

É importante dizer que não há ambiente mais adequado para investir na decoração usando lettering. Você pode escolher áreas de lazer, mas também cômodos e até mesmo o banheiro, vai de cada um escolher uma frase ou palavra que combine com o espaço. E isso vale para o seu estabelecimento comercial, é claro!

Inspire-se com nossas dicas de letteringpara deixar a sua casa na última moda!

Primeiramente, você precisa saber que existem duas formas extremamente simples para ter uma parede lousa.

A mais usada é a tinta lousa, que é super versátil e pode ser encontrada em qualquer loja de material de construção. A aplicação é extremamente simples e não requer nenhum tipo de mão de obra especializada. Além das duas cores clássicas: preto e verde-bandeira, existe ainda uma variedade enorme de tons, então vale usar a criatividade.

A segunda opção é o adesivo lousa, ainda mais fácil de aplicar. Basta escolher uma parede que esteja preferencialmente sem relevos e limpa, para melhorar a aderência. A dica dos adesivos é ter calma na aplicação e usar sempre uma espátula para evitar a formação de bolhas de ar. Os adesivos também podem ser cortados em formato de círculos e outros elementos geométricos para você variar na decoração da parede.

A tentação de usar giz líquido é grande, mas não recomendamos pois ele é difícil de apagar, muitas vezes marca a lousa e sua textura é bem diferente do giz tradicional. As opções são mesmo o giz comum ou o giz pastel seco, usado por artistas, que é um pouco mais caro. Normalmente também é usada a tinta branca permanente, que fica com um aspecto muito parecido com o do giz e não desaparece com o tempo!

Faça você mesmo:

  • Pesquise frases, desenhos e tipos de letras pela internet. Tente fazer à mão o que mais gostar, para checar suas habilidades;
  • Faça sempre um esboço no papel antes de fazer o desenho na “lousa”;
  • Aponte o giz: Isso ajuda a fazer desenhos e letras com mais precisão;
  • Apagador ou apenas um passada de pano úmido não funcionam: É preciso passar o pano úmido pelo menos umas três vezes. A dica serve para sumir com aquelas partes do trabalho que não ficaram boas, sem que elas deixem um rastro branco esfumaçado na lousa.

Investimos no letteringna parede da cozinha do Hugo e da Vanessa, o projeto HUV. Esse é o cantinho que abriga as receitas e recadinhos que o casal deixa um para o outro!

Este elemento de decoração dá um ar retrô e descolado ao mesmo tempo. Pode ser usado como mural de recados, desenhos artísticos, calendários etc.

E se você não confia tanto em suas habilidades artísticas, não tem problema! Hoje já é possível encontrar gente especializada em fazer esse tipo de arte. São designers, calígrafos, arquitetos ou artistas que fazem projetos tipográficos em quadro-negro.

Gostou de conhecer essa ideia de decoração? É incrível, né? Comente aqui o que você achou!