A escolha das mesas para um ambiente é sem dúvida, uma tarefa de grande importância na decoração. E nós, loucos por design, sabemos que não é uma escolha assim tão fácil né? Por isso, hoje vamos te ajudar a decidir se as mesas redondas são uma opção para você! Continue a seguir o texto, boa leitura!

Começamos o nosso papo já deixando claro: Em diversos modelos e tamanhos, a mesa redonda se encaixa em qualquer estilo. Ela pode fazer parte da decoração dos mais variados cômodos da casa, os deixando mais modernos. Além disso, favorece a interação entre as pessoas que estão sentadas à sua volta, pois não deixa ninguém muito longe, e é perfeita para criar um espaço mais acolhedor!

Nas versões maiores, a mesa redonda pode ser usada em ambientes como a sala de jantar, varanda gourmet ou mesmo na cozinha.

Uma das principais vantagens da mesa de jantar redonda é não ter quinas, o que a torna uma boa opção para casas com crianças pequenas. O fato de ter, normalmente, apenas um pé que fica centralizado também é um ponto positivo, pois torna a mesa redonda mais flexível quanto ao número de pessoas que pode acomodar. A base no centro também favorece que as pernas e os joelhos fiquem mais livres, ao contrário das que têm formato retangulares ou quadradas, com base na extremidade, limitando o conforto de quem está sentado.

Mas, para garantir o conforto de todos, existe uma medida mínima para a mesa de jantar redonda. Se você pretende ter uma mesa com 4 cadeiras, o diâmetro dela deve ser de, no mínimo, 1 metro. Para 6 lugares, o mínimo é de 1,20m e para 8 cadeiras, 1,50m.

Recomendamos esta mesa para até 8 pessoas, mais do que isso pode acabar ficando desconfortável. Ela se adapta fácil a ambientes de todos os tamanhos, mas é importante ter atenção ao espaço ao seu redor para que não acabe interferindo na circulação.

Quanto ao tapete, lembramos que ele deve ser mais amplo que a mesa! É muito importante que ele não impeça a movimentação das cadeiras. Fora isso, vai da sua criatividade decidir qual estilo, cor e formato do tapete mais combina com o seu ambiente, e claro, com a sua belíssima mesa!

Já nos modelos menores e mais baixos, a mesa redonda pode servir como mesa lateral ou de centro na sala de estar ou mesmo no quarto.

A mesa redonda de canto serve principalmente como um apoio extra para quem está sentado no sofá ou na cama, por exemplo, colocarem objetos do dia a dia, como copos, livros ou controles remotos.

Já a mesa redonda de centro tem como principal função servir de base para objetos de decoração diversos, dando mais personalidade ao ambiente. Podemos ser modernos ao usar mais de uma mesa redonda no centro das salas, como na foto. Elas são normalmente de alturas diferentes e em alguns casos até mesmo de materiais diferentes, como uma de vidro e outra de madeira. Ouse nas combinações!

Neste projeto que amamos criar, os moradores tinham o desejo de reformular o espaço, para dar vida e alegria para os ambientes. O estilo escolhido foi o industrial, abusando do cobre, cimento queimado e detalhes modernos.

E é claro, aproveitamos na cozinha a nossa queridinha mesa redonda, para dar mais personalidade ao lar! Eles tinham uma enorme mesa retangular, que deixava o espaço muito apertado. Ao trocarmos pela mesa redonda a circulação do espaço melhorou muito, trazendo a sensação de amplitude para circulação na cozinha!!

E você o que achou das mesas redondas? E do nosso projeto ESD? Conte pra gente nos comentários!!!

L.TRÊS Arquitetura. Projetos Ideais para Sonhos Reais.