Você já parou pra pensar como pode aumentar a capacidade de pessoas nos ambientes de estar? Caso você more em um espaço pequeno, e quer aproveitar melhor todos os cômodos de maneira eficiente e aconchegante, continue lendo este artigo!

Reunir sua família na sala, ou acolher os amigos e parentes em casa é uma delícia. Mas devido a falta de espaço, muitas pessoas tem dificuldade em fazer isso.

Pensando nisso, nós da L.TRÊS preparamos algumas ideias de projetos para que seus familiares e visitas sempre tenham um espacinho confortável e acolhedor. Além de recebê-los bem, você vai conhecer algumas mudanças essenciais para acomodá-los sempre que necessário.

Áreas integradas

Quando a casa é pequena, é importante enxergar oportunidade em cada ambiente. Unir a cozinha com a sala de jantar, ou a varanda com a sala de estar são ótimas sacadas para ampliar a área desejada.

Utilizar o espaço debaixo da escada é uma ótima opção, podemos criar o espaço como um bar, já que colocamos um aparador e itens decorativos do tema, como copos, garrafas de bebidas, e porque não uma cafeteira e xícaras de café? Com um projeto bem elaborado, podemos fazer o uso da marcenaria para guardar livros, ou até mesmo uma casinha para o seu pet.

Ambientes multifuncionais

A chave para casas pequenas é investir em móveis multifuncionais. Mesas com rodinhas servem para receber os convidados no happy hour, mas podem ser empurradas para um cantinho quando você está só em casa. Uma mesa retrátil e cadeiras dobráveis para serem usadas apenas nas horas das refeições também é excelente alternativa.

Decoração equilibrada e personalizada

Selecionamos alguns itens de decoração fundamentais em nossos projetos para compartilhar com você.

Espelhos: eles são ótimos para dar uma ilusão de amplitude no espaço.

Pufes: são compactos e podem ser facilmente transportados de um lugar para outro.

Banquetas: podem servir como mesa de canto ou de cabeceira e, quando o happy hour for na sua casa, eles viram banquinhos prontos para receber os convidados.

Cadeiras dobráveis e bancos: ajudam na otimização de espaço, além de ficarem incríveis no contexto decorativo (você pode encostar o banco na parede, e aproveitar a parede para fazer o encosto das costas).

Lembramos que é indispensável contratar um profissional capacitado para fazer o planejamento do seu projeto! Só um arquiteto é capaz de avaliar quais as condições do terreno e se ele possui algum desnível no solo, além do tamanho correto da área. Só desta forma é possível aproveitar o máximo o espaço, para planejar casas pequenas com ambientes integrados e que sejam mais confortáveis e funcionais.