fbpx
Blog 1

Dicas de decoração apartamento pequeno

Por L3 Arquitetura qua maio 8

Com este artigo, conheça algumas técnicas muito utilizadas para decoração apartamento pequeno.

Realmente, desenvolver uma decoração para ambientes pequenos não é uma tarefa fácil. Veja agora, algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil.

Decorar um apartamento pequeno pode ser a causa da perda do sono de muitas pessoas. As medidas dos móveis encontrados nas lojas acabam passando a sensação de que não cabem em nenhum lugar.

Mas não se desespere! Tudo tem solução. Com algumas dicas importantíssimas, é possível montar diversos espaços com mobília charmosa, responsáveis por trazer aconchego e conforto para o local.

Quer saber como isso é possível? Preparei um material com muitas dicas para deixar o ambiente com uma decoração aconchegante, confortável, e funcional para o pequeno lar.

1 – Cores claras

As cores claras são clássicas no momento de ampliar visualmente os espaços, porém, com o surgimento de residências que estão sendo construídas cada vez menores, a utilização das mesmas acabou sendo algo ainda mais necessário. Essa dica pode ser seguida, tanto para mobília, quanto para as paredes.

É claro que as cores escuras e vivas também podem ser utilizadas, estando presente em apenas uma das paredes ou em elementos de decoração como quadros, vasos, almofadas, entre outros objetos que compõe a decoração.

2 – Espelhos

Espelhos devem estar presentes em todos os ambientes pequenos, e isso tem uma justificativa: eles ajudam a transmitir a sensação de amplitude ao ambiente. Além de serem altamente decorativos, podem estar presentes em diversos formatos e objetos, podendo usar desde uma parede revestida completamente até em composições de quadros. É comum encontrá-los na sala de jantar ou até mesmo na porta do guarda-roupa. Se eles forem utilizados sem molduras, deixam o espaço mais clean e elegante.

3 – Móveis multiusos

Um item que facilita muito são os móveis funcionais, que possuem mais de uma forma de utilizá-lo. Bons exemplos são os sofás que viram cama, camas com compartimento de armazenagem na parte inferior, mesas e sofás retráteis, balcão que se torna mesa para o cotidiano, entre outras coisas.

Contando com este tipo de móvel, você acaba reduzindo espaços e contando com os elementos que você precisa ter, sem perder o conforto e a elegância.

4 – Solo livre

Quanto mais móveis estiverem com a superfície fixa ao chão, maior será a sensação de ambiente superlotado. Opte por mobília suspensa, como painel de televisão ao invés de rack. Além disso, é possível substituir estantes, aparadores e buffets por nichos e prateleiras.

Caso você deseje deixar o espaço ainda mais leve, tire as mesas de centro e de canto. Essa pequena alteração não terá grandes perdas para a decoração, porém, permitirá que o chão esteja mais livre, criando uma área maior para circulação. Esses pontos fazem com que a residência fique mais confortável e funcional.

5 – Portas de correr

As portas que abrem para dentro ou para fora acabam consumindo muito espaço do cômodo, que acabam sendo perdidos, afinal, não existe uma maneira de aproveitá-lo.

Na medida do possível, substitua as portas tradicionais por portas de correr, já que as mesmas ocupam menos espaço e deixam a parede livre para serem melhor utilizadas. Esse detalhe não é válido apenas para passagens entre os cômodos, mas também, para os armários.

6 – Espaços integrados

Não usar a barreira física também é uma opção. Os ambientes integrados favorecem espaços pequenos, porém, é fundamental verificar as condições estruturais da residência antes de fazer qualquer alteração. É comum encontrar os seguintes ambientes integrados: varanda com a sala de estar e jantar, cozinha com sala de jantar e sala de jantar com sala de estar.

Quando existe algum quarto sem utilidade, ainda é possível quebrar alguma parede e ampliar outro ambiente, criando uma sala maior ou até mesmo um quarto com um closet.

7 – Mobília planejada

Pode parecer que não, porém, os móveis planejados são a melhor opção para apartamentos pequenos. Eles acabam sendo mais caros, porém, o investimento que vale a pena. Com ele, você aproveita totalmente o espaço, e ainda tem a possibilidade de desenvolver itens personalizados de acordo com a necessidade da sua família. O único problema desta opção é que, por serem desenvolvidos exatamente na medida do apartamento, fica um pouco difícil de adaptá-los em caso de mudança.

8 – Organizadores

Quanto mais bagunçado o espaço, menor ele vai parecer. Para solucionar este problema, aposte em organizadores que deixarão o ambiente mais arrumado, afinal, estes ambientes arrumados, acabam transparecendo que são maiores do que realmente são. Itens como cestos, ganchos, suportes e porta-trecos são opções viáveis.

9 – Iluminação

Muitos não acreditam no potencial da iluminação, porém, ela faz toda a diferença no momento de passar a sensação de amplitude. Se os espaços contarem com janelas, isso fica ainda mais fácil! Usar e abusar da claridade natural pode ser uma grande aliada neste momento. Agora, se elas não estiverem bem posicionadas no ambiente, ou não existirem, a iluminação artificial deve ser a escolhida, lembrando-se que as luzes brancas iluminam melhor que as amarelas, porém, as amarelas são mais aconchegantes.

10 – O clean é essencial

Escolher com atenção e cuidado todos os objetos de decoração que irão compor o espaço. O ideal em apartamentos pequenos é reduzir o número de elementos nessa composição, tornando-a mais clean e organizada, juntando os elementos anteriores. Outro detalhe importante é manter a decoração uniforme, não fugindo do estilo escolhido.

Espero ter ajudado a criar ideias para a decoração do seu apartamento pequeno, mas se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato comigo, será um prazer te ajudar: www.l3arquitetura.com.br

QUEM SOMOS

Somos um casal apaixonado por arquitetura, reformas e vivemos inventando moda, ou melhor, obra. É isso mesmo que vocês leram, adoramos uma obra sim! Somos casados, parceiros e sócios na vida. Aqui temos o Alexandre que é engenheiro e a Lays que é arquiteta. Nos dedicamos a realizar todos os serviços como se fossem nossos, da nossa casa. Levamos a sério o projeto e entendemos que ele é quem rege tudo, direciona e determina aos fornecedores o que deve ser seguido. Trabalhamos com muito carinho e dedicação para que sua experiência com obra seja a melhor possível. Ahh... Tem uma coisa muito importante que já estávamos esquecendo: somos muito legais! (risos).

(11) 4458-4130 | (11) 98063-3318 | (11) 98063-3319
projeto@l3arquitetura.com.br

TEM INTERESSE EM UM DE NOSSOS SERVIÇOS?

ENTRE EM CONTATO
,

ENTRE EM CONTATO