fbpx
Blog 1

Arquitetura Moderna

Por L3 Arquitetura qui jan 24

Com este artigo, compreenda mais sobre a parte histórica da arquitetura moderna.

É comum encontrarmos diversos clientes que desejam trazer um ar mais moderno para seus espaços. Porém, será que você realmente conhece a estética moderna? Continue lendo este artigo para entender.

 

A arquitetura moderna foi responsável por impactar profundamente o desenvolvimento urbano no século XX.

 

É quase certeza que as construções que você mais admira fazem parte do estilo moderno, afinal, ele foi responsável por trazer características que são utilizadas até hoje em diversos projetos de arquitetura.

 

Mas afinal, do que se trata a tão falada arquitetura moderna? Ela consiste em um conjunto de movimentos e ideias que predominam na arquitetura desde o século XX, já que, antes disso, o que se destacava eram as igrejas, catedrais e grandes palácios.

 

Já com a Revolução Industrial, materiais metálicos como o ferro e o aço, além do concreto, passaram a ser produzidos em larga escala, expandindo as opções na criação de grandes obras.

 

1 – O que foi o Modernismo?

 

Antes de aprofundar os estudos na arquitetura moderna, precisamos compreender o que foi o Modernismo.

 

O movimento artístico e cultural, também conhecido como movimento modernista, possuiu início na Europa e se espalhou por todo o mundo.

 

Este estilo influenciou diversas áreas como literatura, design, artes plásticas, cinema e arquitetura. Um dos principais objetivos da tendência era repensar em conceitos considerados ultrapassados e desenvolver uma nova visão de cultura com pensamento de progresso.

 

Os artistas do movimento encaravam os problemas encontrados em suas áreas sob uma nova perspectiva, buscando sempre apresentar soluções que continham materiais e técnicas mais atuais.

 

2 – Como nasceu a arquitetura moderna?

 

Não é possível falar de arquitetura moderna sem citar a Bauhaus. Essa foi a primeira escola de design do mundo, sendo criada em 1919, pelo arquiteto Walter Gropius.

 

A formação do nome foi dada pela junção dos termos em alemão “bauen” (para construir) e “haus” (casa). Localizada na Alemanha, ela foi responsável por grande parte do desenvolvimento da arquitetura moderna no século XX.

 

Devido ao período de perseguições nazistas, a Bauhaus acabou sendo fechada em 1933, e muitos dos artistas que faziam parte dela, acabaram migrando para outros países, levando a influência da arquitetura moderna para toda a Europa, Estados Unidos e América do Sul.

 

As obras desenvolvidas na escola em questão, eram compostas por materiais pré-fabricados e prioriza a simplificação dos volumes, a geometrização das formas e predomínio de linhas retas.

 

A arquitetura moderna se iniciou com coberturas planas e paredes brancas. Geralmente, a decoração não existia, ou era realmente mínima. As janelas eram mínimas, em fita, ou vidraças de vidro, que também representam características do movimento.

 

Além de arquitetos, a Bauhaus ainda contava com obras de profissionais designers, pintores e artistas industriais.

 

3 – Características da arquitetura

 

Resumindo em poucas palavras, a arquitetura moderna dá privilégios à simplicidade, porém, não é nada simplória. Ela utiliza de formas simples e geométricas, sem muitas ornamentações.

 

Além disso, o concreto armado também está muito presente nesta estética. Essas são estruturas moldadas de diversas maneiras e formatos, o que amplia as opções de projetos arquitetônicos.

 

5 – Arquitetos da estética modernista

 

Le Corbusier

 

Como citei anteriormente, o Le Corbusier foi responsável por uma das obras icônicas do movimento modernista, a casa Villa Savoye, construída na França em 1928.

 

4 – Pontos presentes em arquiteturas modernas

Le Corbusier, em 1926, propôs 5 pontos da arquitetura moderna. Na obra Villa Savoye, criada em 1928, ele conseguiu unir todos os conceitos na prática.

Os 5 pontos são:


Fachada livre;

Janelas em fita;

Pilotis;

Terraço jardim;

Planta livre.


Estas características são responsáveis por garantir liberdade no momento de criação, pois a estrutura tornou-se independente das paredes, ou seja, é possível produzir projetos com conceito mais orgânicos, curvilíneos e que criam interação entre os ambientes internos e externos.


Assim, o trabalho nas paredes, fachadas e janelas se torna muito mais divertido, expandindo a criatividade e as possibilidades estéticas de um projeto.


Fonte: https://www.dezeen.com/2016/07/31/villa-savoye-le-corbusier-poissy-france-modernist-style-unesco-world-heritage/


Mies van der Rohe

Este arquiteto modernista possuía a seguinte frase: “menos é mais”. Ela traduz muito sobre o estilo do alemão, afinal, suas obras priorizam a praticidade e a funcionalidade, permitindo que a interação entre os ambientes.


Ele era muito prestigiado como professor da Bauhaus e diretor da instituição. Um dos seus projetos mais famosos é o Pavilhão Alemão da Feira Universal de Barcelona (1929).


Fonte: https://travel.sygic.com/pt/poi/pavilhao-de-barcelona-poi:676

Uma das curiosidades sobre este projeto é que foi desmontado em 1930, porém, reconstruído décadas depois, nos anos 80.



Frank Lloyd Wrightt


O arquiteto Frank Lloyd Wright também ficou conhecido por suas criações modernistas. O principal conceito trazido pelo mesmo para o movimento é que, fatores como localização, terreno e finalidade da obra, devem tornar o projeto único.

Sua obra mais conhecida é a Casa da Cascata, construída em 1938. Ela fica no estado americano da Pensilvânia.


Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cul-40451624

Essa obra combina perfeitamente com as pedras, vegetação e a própria água da cascata, afinal, a intenção foi fazer com que a casa fosse uma continuação da mesma.

O interior conta com uma parede de rocha natural, dando uma aparência única ao espaço.




Oscar Niemeyer


A arquitetura modernista no Brasil, tem como principal representante, o famoso Oscar Niemeyer.

Depois de participar em diversos projetos internacionais, o mesmo é convidado pelo até então presidente, Juscelino Kubitschek para projetar a capital nacional, Brasília.

Dentre as suas principais obras estão o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.


Fonte: https://www.estudopratico.com.br/brasilia-historia-economia-e-turismo/

Quer entender mais sobre a estética modernista e trazer este estilo para o seu espaço? Que tal entrar em contato com o nosso escritório e marcar uma conversa? www.l3arquitetura.com.br

QUEM SOMOS

Somos um casal apaixonado por arquitetura, reformas e vivemos inventando moda, ou melhor, obra. É isso mesmo que vocês leram, adoramos uma obra sim! Somos casados, parceiros e sócios na vida. Aqui temos o Alexandre que é engenheiro e a Lays que é arquiteta. Nos dedicamos a realizar todos os serviços como se fossem nossos, da nossa casa. Levamos a sério o projeto e entendemos que ele é quem rege tudo, direciona e determina aos fornecedores o que deve ser seguido. Trabalhamos com muito carinho e dedicação para que sua experiência com obra seja a melhor possível. Ahh... Tem uma coisa muito importante que já estávamos esquecendo: somos muito legais! (risos).

(11) 4458-4130 | (11) 98063-3318 | (11) 98063-3319
projeto@l3arquitetura.com.br

TEM INTERESSE EM UM DE NOSSOS SERVIÇOS?

ENTRE EM CONTATO
,

ENTRE EM CONTATO